Quem Somos

A APADV – A Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiências Visuais e Associadas

APADV, reconhecida de Utilidade Pública
Municipal – Lei nº 8258 de 27/11/2001 e Utilidade Pública Estadual – Lei nº 14399 de 06/11/2002, realiza um trabalho de atendimento clínico e educacional às crianças e adolescentes Cegos, Amblíopes (Baixa Visão) e Multideficientes, de acordo com as necessidades e especificidades de cada caso.

O trabalho de Habilitação/Reabilitação com os Portadores de Deficiências Visuais e Associadas, teve seu início em Belo Horizonte, em 1982, com o Professor Hilton Rocha, médico oftalmologista que acreditava no potencial desta clientela quando a assistência médica não fosse possível, ou seja, quando não houvesse mais nenhum tratamento ambulatorial ou cirúrgico que pudesse recuperar os pacientes.

Este serviço foi extinto na Fundação em julho de 1994 após o falecimento do Dr. Hilton Rocha e retomado com a mesma estrutura em março de 1996, em um espaço cedido pela Coordenadoria de Oftalmologia Social da Secretaria de Estado da Saúde, uma parceria entre este órgão e a então entidade criada para esse fim APADV.

A APADV teve sua continuidade com a psicopedagoga Ângela Maria Barbosa Brini, que fez parte do trabalho como o Professor Hilton Rocha, onde percebeu a grandiosidade e a importância do projeto. Mesmo com recursos escassos, ela não deixou se abater. O que falou mais alto foi o desejo de que aquele trabalho fundamental não acabasse. E assim, com o apoio dos pais e da sociedade a APADV renasce.

O Serviço de Prevenção, Recuperação e Habilitação/Reabilitação de Cegos e Amblíopes – A P A D V , foi criado a partir de uma necessidade de se estar prestando assistência ao portador de Deficiência Visual, quando a área médica não tivesse mais recursos para o tratamento e a doença já estivesse instalada.

Foi a partir desta constatação que o Prof. Hilton Rocha teve a ideia de estar trabalhando com profissionais que pudessem dar apoio, assistência e acompanhamento à criança e ao adolescente.

O Serviço de Prevenção, Recuperação e Habilitação/Reabilitação de Cegos e Amblíopes – A P A D V , foi criado a partir de uma necessidade de se estar prestando assistência ao portador de Deficiência Visual, quando a área médica não tivesse mais recursos para o tratamento e a doença já estivesse instalada.

O trabalho de Habilitação/Reabilitação com estes pacientes teve seu início em Belo Horizonte, em 1982, com o Professor Hilton Rocha, médico oftalmologista que idealizou e realizou a assistência a esta clientela no período de fevereiro/82 a julho de 1994. O professor acreditava no potencial dessa clientela quando a assistência médica não fosse mais possível, ou seja, quando não houvesse mais nenhum tratamento ambulatorial ou cirúrgico que pudesse recuperar o paciente.

Foi criada uma infra-estrutura na Fundação Hilton Rocha que pudesse atendê-los em suas necessidades e especificidades, trabalhando para tal, com uma equipe multidisciplinar, que atuam nos diversos setores, e têm dedicado esforços no sentido de minimizar os diversos aspectos que envolvem a problemática destas pessoas, procurando desenvolver um trabalho de cunho científico e alta qualidade.

Após seu falecimento o Serviço foi paralisado bruscamente, não mais retornando.

Em março/96, através de uma parceria com a Coordenadoria de Oftalmologia Social da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, que cedeu o espaço físico, o trabalho foi reiniciado, e hoje atende diretamente e indiretamente crianças, adolescentes, na faixa etária de 0 à 18 anos.
Estima-se um atendimento de mais de 20.000 pessoas diretamente nestes 21 anos de existência da A P A D V , atualmente atende a 235 crianças e adolescentes.
Indiretamente o número chega a mais de 100.000 pessoas, considerando comunidades, escolas, famílias e municípios atendidos.

ENTRE EM CONTATO E SAIBA MAIS

Nossas Terapeutas

Andréia
Andréia(ARONO) Adaptações de Recursos Ópticos e não Ópticos.
Valeria
ValeriaTécnica em Visão Subnormal
Isabela
IsabelaFisioterapeuta
Katia
KatiaAssistente Social

DEPOIMENTOS

“Meu filho Danilo Ribeiro Coelho entrou na APADV há 04 anos com o diagnostico Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD, síndrome genética não identificada e Coloboma do olho direito. Desde então essa associação vem desenvolvendo um excelente trabalho com Danilo por meio de atendimentos semanais com diversos profissionais terapeutas. Agradeço a toda equipe da APADV, em especial as profissionais atenderam e atendem meu filho, pela enorme contribuição para o desenvolvimento funcional dele.”

Luciana

“Eu Wiliane, mãe de Samuel de 08 anos com diagnostico de toxocoplasmose congenita com calcificação cerebral e ocular, possui valvula DVP é epiletico e autista, tem sido atendido desde maio de 2018, faz terapia ocular com auxilio pedagogico (ARONO e Visão Subnormal), sendo ajudado em todas as suas dificuldades. As terapeutas tem nos acolhido em tudo que precisamos, nos apoiam com carinho e muita atenção, nos sentimos muito seguros! Diante deste tratamento houve melhora no desenvolvimento de Samuel, são 4 anos de vitórias, ele vem evoluindo muito dentro do esperado, a rede de apoio é excelente me sinto abraçada. Deixo aqui meu depoimento e agradeço a todas da APADV pelo tratamento dado ao meu filho de todo o coração.”

Wiliane Silveira de Araújo

“Meu muito obrigada! A minha gratidão vai a APADV, pelo trabalho e dedicação na reabilitação do meu filho, em especial a Isabela (Fisioterapia), pois é notório o quanto meu filho está se desenvolvendo no tempo dele, e eu como Mãe do Arthur vejo o esforço delas para o bem dele.”

Gleice Candida

“Nesse período que minha filha Pérola, está recebendo os atendimentos na APADV, a cada dia sua evolução é mais visível, quando chegamos na instituição eu em meio ao desespero, tentando entender o que seria o diagnóstico da minha filha, fomos acolhidas por todas as profissionais, sem descriminar ninguém, a evolução da minha filha ultrapassa o visual e assim junto ao trabalho ímpar que recebemos, hoje minha filha poder ter uma autonomia, uma independência, na qual me surpreende cada dia e a ela também. Sou muito grata a essa instituição maravilhosa, que nos acolhe cada semana… Gratidão gratidão gratidão, sempre!!”

Walkiria
0
ATENDIMENTOS POR DIA
0
TERAPEUTAS
0
ATIVIDADES POR ANO
0
ATENDIMENTOS POR ANO

NOSSO PARCEIRO

VAMOS CONVERSAR?

Preencha o formulário que vamos entrar em contato.