Trabalhos dos Setores
FONOAUDIOLOGIA
A ação reabilitadora da fonoaudiologia a partir de usuários com deficiência visual constitui principalmente na audição, linguagem e trabalho oro facial com pacientes acometidos por lesão cerebral.
Na audição inclui-se estimulação e treino de sons, para fins de mobilidade e proteção.
Na aquisição da linguagem sabemos do importante papel de repetir, mas mães de crianças com deficiência visual tendem a comunicar verbalmente menos, por este motivos o profissional fonoaudiólogo deve estabelecer com a criança e a família a necessidade de expressar o que é realizado a cada momento, e nas atividades rotineiras.
TERAPIA OCUPACIONAL
A terapia ocupacional tem como objetivo promover a prevenção, reabilitação e adaptação de indivíduos que possuem alterações neuropsicomotoras.
Buscar estimular a independência, a interação e potencializar as capacidades de forma a desenvolver e/ou adaptar funções no dia a dia. Além disso, auxilia na orientação e indicação de dispositivos para o membro superior se necessário.
No âmbito visual, auxilia na adaptação e uso das capacidades visuais de forma a facilitar o desenvolvimento das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida prática.
FISIOTERAPIA / ESTIMULAÇÃO VISUAL
A fisioterapia no âmbito da reabilitação visual tem como objetivo estimular e adaptar as capacidades visuais dos pacientes de forma que auxilie na execução das atividades de vida diária e possibilite maior funcionalidade. A estimulação é feita principalmente através da oferta de cores, contraste e luz indireta.
Os objetivos variam de acordo com a peculiaridade de cada paciente, as dificuldades podem ser na fixação, acompanhamento, busca, na falta de exploração do resíduo, dentre outros.
A fisioterapia, além disso, visa prevenir possíveis complicações osteomusculares como encurtamentos, contraturas, luxações, como também estimula o ganho de força muscular, amplitude de movimento, os marcos motores e principalmente possibilitar e adaptar o desenvolvimento das funções no dia a dia.
ADAPTAÇÃO DE RECURSOS ÓPTICOS E NÃO ÓPTICOS / SUPORTE PEDAGÓGICO
É o Setor responsável pelo treinamento no uso de recursos ópticos receitados pelos Oftalmologistas para pacientes com baixa visão como: lupas, telelupas, telessistemas, óculos com lentes especiais, CCTV, lupa eletrônica e recursos não ópticos: adaptação de materiais em tamanhos e formas diferentes, ampliação de material, tipo e tamanho de letras, atividades para uso correto do resíduo visual, observação das dificuldades apresentadas pelos pacientes, bem como acompanhamento do comportamento visual dos mesmos e aplicação de Teste de Eficiência Visual. As crianças com deficiência visual total (cegueira) são acompanhadas quando da introdução da alfabetização pelo Sistema Braille, com todas as nuances de tal processo que é bastante complexo. Outro objetivo do Setor é de trabalhar nas atividades pedagógicas, nas dificuldades coletadas junto às escolas procurando sanar a causa de tais problemas.
VISÃO SUBNORMAL
É o complemento do trabalho realizado pelo Setor de Estimulação Visual. Responsável por desenvolver atividades para o uso adequado do resíduo visual. Trabalha as funções visomotora e perceptiva, essenciais para a utilização e o desenvolvimento do resíduo visual. Desenvolve atividades relacionadas à percepção de detalhes de desenhos, letras, fotos, etc. Bem como o uso do computador, tablet, do circuito fechado de televisão, atividades da vida diária, com o uso de desenhos animados e filmes. Trabalha ainda com recursos de aproximação para que os pacientes desenvolvam a memória visual prejudicada pela baixa visão. Realiza aplicação de testes periódicos, onde se constata o melhor uso ou não da visão, através dos quais se programa novas etapas ou mudança de conduta.
PSICOTERAPIA
No setor de psicoterapia é realizado o trabalho de cunho emocional e comportamental através de recursos lúdicos com às crianças. Como as crianças tem dificuldade em apontar o que está acontecendo consigo, elas representam através das brincadeiras conseguindo demonstrar como estão suas emoções e repercutir às atitudes que tem em suas vivências diárias. Assim quando há a necessidade de trabalhar algo específico nas emoções, sentimentos, traumas ou comportamentos que precisam ser aprimorados, o lúdico a fala e a escuta são utilizados como recurso para se obter melhoras nas áreas a serem aperfeiçoadas, para ganho na saúde mental e convivência interpessoal dos envolvidos. Quando há necessidade, é realizado um trabalho com os pais, no intuito de auxiliar o que tem afetado a vida destes na convivência com os filhos, ou em outros meios de convivência onde há um sofrimento emocional ou necessidade de ajuste na conduta que possuem diante de sua realidade.
SERVIÇO SOCIAL
Este setor, é de extrema importância para o trabalho do Serviço de Prevenção Recuperação e Habilitação/Reabilitação de cegos e amblíopes da APADV. Realiza o primeiro atendimento, acolhendo às famílias que chegam, por vezes, fragilizadas pela notícia da limitação dos filhos, sem possibilidade de cura, por tratamento ou cirurgia. Responsável pela triagem, buscando proporcionar a cada usuário acolhimento e orientações, informando-os de seus deveres e direitos. Entre outras atividades estão, encaminhamento médico oftalmológico, orientação aos familiares do usuário, cadastro dos novos usuários, preenchimento e orientação dos documentos para Passe Livre Interestadual/Municipal e encaminhamento para o BPC.
Realiza uma análise da realidade social, podendo assim melhor intervir na realidade do usuário, utilizando-se de instrumentais como: visitas domiciliares, reuniões, cadastro dos usuários, entrevistas, anamnese, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
Odontologia – ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
É um trabalho que acompanha os pacientes com o objetivo de prevenir possíveis alterações orais. Valorizando assim, a saúde bucal destes pacientes. Sendo importante para manutenção da saúde geral dos mesmos. Muitas destas crianças fazem uso de vários medicamentos e podem provocar alterações na cavidade oral (alteração de mucosas, dentição, dentre outros). Trabalha também com a orientação aos pais, pacientes para uma adequada escovação e cuidado da higiene oral, bem como estarem atentos ao aparecimento de lesões orais, mostrando a importância deste trabalho para o bem estar das crianças.
Este Setor encontra-se com suas atividades paralisadas, por motivo financeiro, mas a Instituição pretende resgatá-lo logo que possível.
Nossas Terapeutas
DEPOIMENTOS
“Meu filho Danilo Ribeiro Coelho entrou na APADV há 04 anos com o diagnostico Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD, síndrome genética não identificada e Coloboma do olho direito. Desde então essa associação vem desenvolvendo um excelente trabalho com Danilo por meio de atendimentos semanais com diversos profissionais terapeutas. Agradeço a toda equipe da APADV, em especial as profissionais atenderam e atendem meu filho, pela enorme contribuição para o desenvolvimento funcional dele.”
“Eu Wiliane, mãe de Samuel de 08 anos com diagnostico de toxocoplasmose congenita com calcificação cerebral e ocular, possui valvula DVP é epiletico e autista, tem sido atendido desde maio de 2018, faz terapia ocular com auxilio pedagogico (ARONO e Visão Subnormal), sendo ajudado em todas as suas dificuldades. As terapeutas tem nos acolhido em tudo que precisamos, nos apoiam com carinho e muita atenção, nos sentimos muito seguros! Diante deste tratamento houve melhora no desenvolvimento de Samuel, são 4 anos de vitórias, ele vem evoluindo muito dentro do esperado, a rede de apoio é excelente me sinto abraçada. Deixo aqui meu depoimento e agradeço a todas da APADV pelo tratamento dado ao meu filho de todo o coração.”
“Meu muito obrigada! A minha gratidão vai a APADV, pelo trabalho e dedicação na reabilitação do meu filho, em especial a Isabela (Fisioterapia), pois é notório o quanto meu filho está se desenvolvendo no tempo dele, e eu como Mãe do Arthur vejo o esforço delas para o bem dele.”
“Nesse período que minha filha Pérola, está recebendo os atendimentos na APADV, a cada dia sua evolução é mais visível, quando chegamos na instituição eu em meio ao desespero, tentando entender o que seria o diagnóstico da minha filha, fomos acolhidas por todas as profissionais, sem descriminar ninguém, a evolução da minha filha ultrapassa o visual e assim junto ao trabalho ímpar que recebemos, hoje minha filha poder ter uma autonomia, uma independência, na qual me surpreende cada dia e a ela também. Sou muito grata a essa instituição maravilhosa, que nos acolhe cada semana… Gratidão gratidão gratidão, sempre!!”
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